Defesa Civil monitora nível do Rio Cuiabá próximo ao nível de alerta

De acordo com o superintendente, a cota de alerta geralmente é acionada a partir de 7,5 a 8 metros

Com o aumento significativo das chuvas no Estado, a Defesa Civil está monitorando de perto o volume do Rio Cuiabá. Em uma entrevista concedida ao Jornal do Meio Dia da TV Vila Real, canal 10, nesta quinta-feira (23), o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, Luis Cláudio da Cruz, confirmou que o nível de água do rio atingiu a marca de 6,30 metros.

De acordo com o superintendente, a cota de alerta geralmente é acionada a partir de 7,5 a 8 metros. Ele acrescentou que para que o Rio Cuiabá atinja o nível de atenção para enchentes, é necessário que o nível de água chegue a 7 metros. Atualmente, o nível do rio está abaixo de 6 metros, o que significa que, embora tenha havido um aumento, ainda não há necessidade de alerta. A Defesa Civil continuará monitorando a situação de perto, já que há previsões de chuvas intensas.

Apesar do grande volume de água, a situação é considerada normal. No entanto, a população ribeirinha deve ficar em alerta. Em todo o Estado, as fortes chuvas levaram sete municípios a decretar situação de emergência, incluindo Juara, Peixoto de Azevedo, Barão de Melgaço, Itanhangá, Alto Paraguai e Juscimeira.

"Acompanhamos de perto a situação junto aos municípios para desenvolver ações que possam ser necessárias para ajudar e prestar assistência à população", acrescentou o superintendente.