Comandante da Polícia Militar afirma que PM espera a chegada de 800 novas armas de choque

Polícia Militar de MT adquire 800 pistolas de choque para uso em abordagens policiais não letais

A Polícia Militar de Mato Grosso adquiriu 800 pistolas de choque para uso dos agentes durante ações de patrulhamento, principalmente em abordagens policiais. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, a arma realiza trabalho neuromuscular, neutralizando a pessoa por alguns segundos, sem causar lesões graves. O armamento já está comprado e aguarda apenas a resolução de trâmites burocráticos para ser encaminhado dos Estados Unidos ao Brasil.
 
A compra das pistolas de choque é uma resposta da PM após a morte de Diego Kaliniski, de 26 anos, alvejado e morto por policiais militares após resistir a uma abordagem na madrugada de 5 de fevereiro, em Vera. O caso teve repercussão nacional, e os agentes envolvidos foram afastados de suas atividades.
 
Além disso, o comandante-geral da PM informou que os policiais da cidade de Vera devem receber espingardas de calibre 12mm, que têm funcionalidade letal e não letal. A aquisição das pistolas de choque é uma medida para evitar situações como essa e garantir abordagens mais seguras para a população e os agentes.