MT tem a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, com 3,5%

Taxa de desemprego em Mato Grosso cai para 3,5%, o quarto menor índice do país, de acordo com o IBGE

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego em Mato Grosso caiu para 3,5% no último trimestre de 2022, sendo o quarto menor índice do Brasil. Isso representa uma queda de 0,3 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior.
 
Se comparado ao mesmo período de 2021, a redução da taxa de desemprego é ainda mais significativa, caindo de 5,9% para 3,5%. Esse resultado é atribuído ao processo de recuperação da economia após o impacto causado pela pandemia.
 
No âmbito nacional, a taxa média anual de desemprego em 2022 foi de 9,3%, uma queda de 3,9 pontos percentuais em relação a 2021. Dos 27 estados brasileiros, 13 tiveram taxas de desemprego abaixo da média nacional, com destaque para Rondônia (3,1%), Santa Catarina (3,2%), Mato Grosso do Sul (3,3%) e Mato Grosso (3,5%).
 
A PNAD Contínua é uma pesquisa que monitora a força de trabalho no país. A amostra por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados, e conta com mais de 2 mil entrevistadores em todo o país. Em razão da pandemia, a coleta de informações da pesquisa foi feita por telefone a partir de março de 2020, e retornou à coleta presencial em julho de 2021.