A Igreja do Senhor dos Passos, localizada no Centro Histórico de Cuiabá e tombada como Patrimônio Histórico Nacional, passa por uma reforma externa para preservar sua estrutura e beleza arquitetônica. Com recursos do projeto MT Preservar, do governo de Mato Grosso, a obra contempla a higienização geral, conserto de infiltrações, correção com reboco nas paredes trincadas e pintura da fachada.
Embora a reforma esteja prevista para ser concluída ainda este mês, ainda não há previsão para reabertura das missas. A engenheira responsável pela obra, Mirian Gomes, ressalta que os trabalhos serão realizados somente na parte externa da igreja e que será necessário um projeto maior e mais recursos para revitalizar o interior do templo.
A Igreja do Senhor dos Passos foi erguida em 1792 como uma capela e tem várias histórias marcantes, como a de Manuel Homem, um devoto que foi enterrado vivo por sofrer de catalepsia e conseguiu sair do caixão, e a do sineiro conhecido como "Totó-Onça", que nunca tocava o sino nos horários corretos.