Estado planeja assumir BR-163 e espera assinar contrato de compra de empresa em abril

O governo do Estado já fez um acordo com o Banco Pine para pagamento das dívidas da Rota do Oeste e assumir parte majoritária da empresa

O governo do Estado de Mato Grosso espera concluir a compra da empresa Concessionária Rota do Oeste ainda neste mês, para assumir de vez a gestão da BR-163. A proposta estadual envolve um investimento de R$ 1,2 bilhão, com recursos próprios, para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da estrada. A Caixa Econômica Federal (CEF) é o banco responsável pela aprovação formal da proposta, e a expectativa é que essa aprovação ocorra na segunda quinzena de março.
 
O governo do Estado já fez um acordo com o Banco Pine para pagamento das dívidas da Rota do Oeste e assumir parte majoritária da empresa. Além disso, propôs uma renegociação da dívida com os bancos credores da Odebrecht, que detém o controle acionário da empresa, o que é essencial para a negociação ocorrer.
 
O objetivo do governo é que a MT Par, sociedade de economia mista do Estado, assuma o controle da concessão para retomar as obras de melhorias na rodovia federal de forma mais célere, já que a falta de manutenção da estrada tem causado acidentes graves e prejudicado a logística do Estado. A expectativa é que até abril o contrato de compra seja assinado.