Na manhã desta quinta-feira (2), o vereador e presidente da Câmara de Rio Branco, Jeosafa Castro (PSDB), foi morto durante uma operação policial contra uma organização criminosa na região oeste do estado de Mato Grosso. A ação fazia parte da Operação Rota Cercada, que cumpriu 40 mandados judiciais de prisão e busca em quatro cidades da região.
A polícia confirmou que Castro foi morto em uma troca de tiros durante o cumprimento dos mandados. Um delegado também foi ferido no confronto, mas está consciente e fora de perigo. As investigações apuram crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio e outros delitos relacionados.
De acordo com as investigações, o parlamentar era investigado por integrar a organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região, atuando no apoio logístico de armas de fogo para o grupo criminoso. A Câmara de Vereadores de Rio Branco também é alvo de mandado de busca e apreensão.
A operação também está relacionada a dois homicídios recentes ocorridos em Rio Branco, atribuídos ao grupo criminoso. Participaram da operação diversas unidades da Polícia Civil e também a Gerência de Operações Especiais (GOE), Centro Integrado de Operações Aéreas e do Canil Integrado de Fronteira. As prisões terão prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas durante a investigação.