Preso por garimpo ilegal recebeu auxílio emergencial do governo federal

A ação resultou na apreensão de materiais e na prisão de um dos principais envolvidos no esquema

A extração ilegal de minérios, em especial de ouro, é um problema sério e recorrente no Brasil. Além de gerar impactos ambientais, como desmatamento e contaminação do solo e rios, essa prática também está associada a outras atividades criminosas, como o tráfico de drogas e armas.
 
Nesse contexto, a Operação Peixe Grande, deflagrada pela Polícia Federal, tem grande relevância, uma vez que visa desarticular uma organização criminosa responsável pela extração ilegal de ouro na área indígena Sararé, no Mato Grosso. A ação resultou na apreensão de materiais e na prisão de um dos principais envolvidos no esquema.
 
A descoberta de que o suspeito preso durante a operação havia recebido auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19 também evidencia a importância de se combater a fraude e o desvio de recursos públicos, especialmente em um momento de crise sanitária e econômica.
 
É preocupante, porém, o fato de que o grupo tenha movimentado mais de R$ 47 milhões em menos de 3 anos. Isso indica a dimensão do problema e a necessidade de se intensificar os esforços no combate à extração ilegal de minérios no país.