
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve uma adesão recorde no Estado de Mato Grosso, com mais de 17 mil candidatos concorrendo a 8.122 vagas em três instituições públicas de ensino superior. Segundo especialistas, esse número é muito positivo e reflete uma retomada da educação superior após o impacto negativo causado pela pandemia da COVID-19 em todo o país.
O Sisu é o processo seletivo que mais oferece oportunidades de acesso ao ensino superior público brasileiro, concentrando a oferta de vagas para cursos nas mais variadas áreas do conhecimento, disponíveis em mais de 50 instituições públicas, entre universidades, institutos e centros de educação superior.
A estudante Daiany Arruda Silva, que se inscreveu pela segunda vez no programa, tem a esperança de cursar Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), enquanto Ana Maria Lima, que conseguiu garantir uma vaga na Unemat no ano passado, diz que o Sisu foi fundamental para o seu futuro.
Programas como o Sisu têm um papel importante na vida de muitos estudantes que não teriam condições de manter os estudos em instituições particulares. É uma oportunidade de acesso ao ensino superior público de qualidade, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento do país.